O Algarve regressa com resultados bastante positivos da FITUR,
que decorreu entre os dias 18 e 22 de janeiro, em Madrid. A presença na feira
de turismo representou um saldo extremamente importante para a região que recebe
por ano cerca de 850 mil dormidas do mercado espanhol. “Reconhecemos a
importância deste mercado de proximidade para os resultados turísticos da
região e reforçámos a promoção do Algarve na FITUR, mostrando de uma forma
atrativa e dinâmica o que de melhor o destino tem para oferecer durante todo o
ano. A Associação de Municípios, a Universidade do Algarve, a Rota dos Vinhos
do Algarve, a Dieta Mediterrânica e o programa «365 Algarve» fizeram do nosso stand
o centro das atenções”, refere Desidério Silva, presidente da Região de Turismo
do Algarve (RTA).
A edição deste ano da FITUR foi marcada pela iniciativa «¡Algarve
Te Invita!», que reuniu a oferta turística da região num único espaço
promocional, potenciando contatos diretos com operadores internacionais,
registando-se um total de 120 reuniões profissionais. Foram recebidos 60
operadores e influenciadores de compras e ainda cerca de 50 meios de
comunicação social que tiveram a oportunidade de experienciar a gastronomia e
os vinhos do Algarve.
Sol e Mar, Turismo de Natureza e Gastronomia e Vinhos foram
os produtos turísticos mais procurados no balcão de acolhimento algarvio. Para
tal contribuíram as degustações de vinhos promovidas pela Rota dos Vinhos do
Algarve e ainda os showcookings realizados pela Tertúlia Algarvia. Em grande evidência
esteve ainda o turismo desportivo, nomeadamente o cicloturismo e as caminhadas,
e o turismo cultural, com destaque para o programa «365 Algarve». Este ano, a
FITUR, uma das maiores feiras do sector, recebeu 245 mil visitantes e contou
com cerca de 125 mil profissionais de turismo.
«¡Algarve Te Invita!» realizou-se no âmbito da candidatura
financiada pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve,
designada «Internacionalização do destino turístico Algarve em Espanha».