Faro é um dos municípios em destaque no Portugal City Brand Ranking 2015, da responsabilidade da consultora Bloom Consulting, consolidando a liderança na região do Algarve e ocupando agora a 11ª posição de entre os 308 municípios portugueses, de acordo com a sua performance nas vertentes de Investimento (Negócios), Turismo (Visitar) e Talento (Viver). O bom resultado, de acordo com a consultora, advém sobretudo da liderança regional averbada nas categorias Negócios e Viver, onde Faro se assume como uma das melhores a nível nacional – é a 12ª melhor cidade do País para se viver e a 15ª marca para investir. Na categoria Visitar, a capital algarvia surge na 10ª posição nacional, 5ª do Algarve.
Denominada «Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©», esta classificação analisa a eficácia dos 308 municípios portugueses e é comandada, sem surpresas, pela cidade de Lisboa, seguida do Porto e de Braga. O ranking baseia-se em estatísticas oficiais e em pesquisas online e analisa variáveis como o número de novas empresas, as taxas de ocupação hoteleira, desemprego, criminalidade e poder de compra, em cada um dos municípios em comparação com a média nacional.